3 de novembro de 2010

Psicologia materna


           Elas são todas iguais, realmente só mudam de forma e endereço. Podem ser altas ou baixas, loiras ou morenas, negras ou brancas, ter olhinhos puxados ou não, mas todas desfrutam da mesma psicologia. Pergunta-se: Será que existe algum livro que ensine alguém a ser mãe? Será que todas as mães frequentam a mesma escola de formação? Da onde surgiu essa psicologia que elas usam para nos educar? São respostas que ninguém pode dar, mas são perguntas que eu insisto em fazer.
          Quem será que foi a primeira mãe a usar a frase “Se você não estudar, vai puxar carroça!” ou “É essa vida que você quer ter quando crescer? Vai ficar “pendurada” em um ônibus?” ou “Se você não se comportar o Homem do Saco, vem te pegar!”. Será que não existe uma forma melhor de dizer a uma criança que ela precisa estudar para ter um futuro confortável? Quanto custa dizer ao menino ou menina que estudar dará a ele ou ela a possibilidade de uma vida melhor?  Ou que crianças devem ter disciplina?
          É engraçado perceber que você passou por esses mesmos traumas de infância há anos atrás e hoje você não mais acredita nisso, assim como também não acredita mais em Papai Noel e Fada do Dente, mas mesmo que tenham passado muitos anos, sua mãe ainda usa a mesma  psicologia pra fazer sua irmã mais nova entender que estudar é bom e ter disciplina também.
        O mais triste é ver que ela acredita nisso com tanta fé quanto você acreditou um dia e o pior de tudo é que você não pode fazer nada, a não ser lembrar de quando era você que vivia essa situação toda. Até quando será que as mães do mundo inteiro usarão estes artifícios para educar as crianças? É, o jeito é esperar que a criança traumatizada de hoje não use a mesma fórmula amanhã. Isso não é engraçado, não é legal e não dá pra esperar seu filho crescer para entender que tudo que a mamãe queria dizer era para o bem dele. Fica a queixa de uma criança traumatizada! rsrsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...